O que é um e-commerce? Quais são os seus benefícios para uma empresa? Se você gostaria de uma explicação para qualquer uma dessas perguntas, continue lendo, esse artigo é especialmente para você!
O que é um e-commerce ?
A palavra em inglês e-commerce significa comércio eletrônico. Ou seja, todo o processo de compra é feito pela internet, através de um celular, notebook, tablet etc.
Além disso, um e-commerce não precisa necessariamente vender um produto em si, pode ser também um serviço.
Tipos de e-commerce
Vocês já devem ter ouvido as siglas: B2C, B2B, C2C, D2C. E provavelmente estão se perguntando: O que essas siglas tem a ver com o e-commerce? Então vamos lá!
B2C – Business to Consumer, ou seja, empresa para consumidor. O B2C nada mais é do que as empresas que vendem para os consumidores, pessoas físicas. Por exemplo: Magazine Luiza, Renner, Marisa e entre outras.
B2B – Business to Business, ou seja, empresa para empresa. O B2B é a sigla usada para denominar a venda que ocorre de empresa para empresa, algo mais restrito, sem contato com o consumidor final. Esse tipo de e-commerce é mais comum para vendas de peças de automóveis, matérias-primas etc.
C2C – Consumer to Consumer, ou seja, a venda de consumidor para consumidor. Alguns exemplos a ser citados é: Mercado Livre, Enjoei, OLX etc.
D2C – Direct to consumer, ou seja, direto para o consumidor. O D2C são as empresas que vendem diretamente para os consumidores. A Tesla, vendedora de automóveis, pode ser dada como exemplo.
Canais de venda
O e-commerce pode apresentar diversos canais de venda, como: Loja Virtual, Market Place e social commerce.
Loja Virtual – A loja virtual é quando a própria loja tem o seu site e vende os seus produtos. A Renner é um exemplo. Ou seja, quando entramos no site da Renner para comprarmos roupa, estamos entrando em sua loja virtual.
Market Place – O Market Place é quando uma empresa vende em seu site produtos de outras empresas. A Amazon é uma delas. Isto é, ao entrarmos no site da Amazon, podemos encontrar produtos de várias outras empresas. Os livros por exemplo, que estão disponíveis de diferentes editoras.
Social Commerce – O Social Commerce, é qualquer venda de produtos ou serviços em mídias sociais. Eu aposto que você já viu alguma conta do Instagram, Facebook etc tentando vender os produtinhos por lá mesmo.
A Importância da Loja Virtual
Para os consumidores
O comércio digital foi ganhando a sua importância ao longo do tempo. Com o crescimento da tecnologia e do uso de internet conquistou um espaço na vida de cada consumidor.
Além disso, de acordo com a pesquisa realizada pela connected life, cerca de 74% dos consumidores preferem realizar as suas compras pela internet. Sendo que 77% afirmam fazer uma pesquisa na internet para realizarem a compra.
Entendeu a importância de um e-commerce? Mais da metade dos consumidores preferem comprar através da internet. Isso se dá pela facilidade e rapidez. Os compradores não precisam sair de suas casas nem mesmo para realizarem o pagamento. Todo o processo, desde a realização do pedido, até a chegada do produto é feito de casa.
Ademais, os consumidores afirmam que parte do motivo de suas compras online, é o preço, já que demonstra ser mais em conta do que em lojas físicas. Além disso, o funcionamento é 24 horas.
Para as empresas
Assim como o e-commerce é de grande importância para os consumidores, a empresa que possui um canal de vendas online não poderia ficar de fora. Pois o alcance é muito grande, ou seja, a sua loja passaria a obter mais visibilidade e até mesmo credibilidade.
Além disso, o custo diminui, já que não precisará alugar um salão para a loja física. O máximo que poderá ocorrer é precisar de um local apenas para guardar os estoques de produtos
Entendeu a importância do e-commerce? Quer criar o seu? Entre em contato conosco, ou dê uma olhada em nosso artigo de dicas para criar uma loja virtual!